SAIBA COMO SE MANTER SAUDÁVEL SEM DEIXAR DE APROVEITAR AS FESTAS
Oie,
Na maioria das vezes, uma festa se torna desculpa para abandonar a alimentação saudável, além de reforçar aquela promessa clássica de iniciar uma dieta depois que passar. Mas, não precisa ser assim.
De acordo com a nutricionista esportiva Ana Paula Pena, é possível aproveitar as guloseimas usando algumas táticas para manter uma alimentação inteligente e saudável.
No decorrer do dia da festa, invista em alimentos ricos em fibras como chia, aveia, linhaça e em fontes de gorduras boas como abacate, coco e oleaginosas, que deixam o nosso organismo satisfeito por mais tempo.
Chá verde, gengibre, pimenta e canela são itens que auxiliam no metabolismo e não podem ser deixados de lado. No entanto, o que não deve ser consumido em excessos ou combinados na mesma refeição são carboidratos simples, como pães e massas de farinha branca e doces. Preencha a maior parte do prato com folhas, verduras e legumes, mais uma opção proteica.
Confira as próximas dicas para manter a disciplina sem deixar de aproveitar o banquete.
Antes
Esqueça aquela ideia de fazer jejum antes da festa para chegar com fome e atacar as comidas. afinal, este não deve ser o foco da noite, aproveite também este momento de carinho com os amigos e familiares. Alimente-se durante o dia como já é de costume, fazendo as refeições corretamente. E não deixe de praticar atividade física nesses dias.
As oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, entre outros) que costumam ficar dispostas à mesa são ótimas apostas por serem ricas em minerais, vitaminas e gorduras boas, mas sempre com moderação, pois nada em excesso faz bem.
Durante
Na hora de escolher a bebida que vai acompanhar seu prato, tente sempre optar pelo vinho, que é rico em antioxidantes. Mas não se esqueça: antes de consuimir bebidas alcoólicas, como alguma coisa e, entre um brinde e outro, beba água. Na hora de sentar na mesa, o ideal é começar a refeição com uma generosa porção de salada, com verduras e legumes, que dão saciedade por conta da quantidade de fibras. Além disso, dê preferência a carnes magras, como as aves e faça trocas conscientes. Se você quer saborear a sobremesa, é bom reduzir a quantidade de farofa, arroz e massas.
Depois
Após as festas, é hora de dar um respiro ao organismo e apostar em alimentos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos e toxinas ingeridos. Água de coco, couve, melão, salsa e pepino são alguns dos alimentos recomendáveis para se livrar, principalmente do inchaço, causado pela retenção de líquidos e sódio. Pensando nisso, confira uma receta que pode ajudar nesse momento:
Ingredientes
1 folha de couve
150 ml de água de coco
1 fatia de melão
1 lasca de gengibre
1 limão espremido
1 puxado de hortelã
1 colher (sopa) de farinha de linhaça
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou em uma centrífuga até o suco ficar com uma consistência homogênea.
Espero muito que você tenha gostado!
Super beijo,
Rê