MITOS E VERDADES SOBRE CABELOS OLEOSOS

tudo sobre cabelos oleosos

Oie,

Fios de cabelos grudados, oleosidade na pele, sensação de cabelos pesados, essas são só algumas das queixas de quem possui cabelo oleoso. Se você é daqueles que acorda de manhã, lava os cabelos e na hora do almoço já estão oleosos, com a sensação de sujos – leia o post completo:

tudo sobre cabelo oleoso

Cabelos curtos não tendem a ser oleosos

MITO:  O cabelo curto favorece a distribuição mais rápida do sebo, o que gera a sensação de oleosidade, mas com algumas medidas é possível por fim a esse problema, como banhos mornos e shampoos específicos.

Lavar o cabelo com água gelada diminui a oleosidade e hidrata

VERDADE: A água gelada ajuda a fechar a cutícula do cabelo, dando um efeito de mais brilho aos cabelos. A dica é lavar o cabelo com água morna para fria, e deixar o último jato mais gelado, isso vai ajudar no controle da oleosidade.

Existe shampoo adequado para cada tipo de cabelo

VERDADE: Cada tipo de cabelo requer um cuidado específico. No caso dos cabelos oleosos, o mais indicado são os shampoos transparentes, mas em conjunto com eles também é importante intercalar com produtos leitosos, para evitar o ressecamento.

Usar condicionador acima das orelhas aumenta a oleosidade

VERDADE: Uma pequena quantidade de condicionador já é o suficiente somente para o fechamento das cutículas, principalmente para as pessoas que possuem o cabelo mais curto. O condicionador é utilizado para repor parte do óleo natural do cabelo que é retirado pelo shampoo. O couro cabeludo já produz uma oleosidade natural, por isso para quem tem cabelos compridos é preciso utilizar o condicionador apenas na extensão dos fios.

Álcool e vinagre ajudam a reduzir a oleosidade dos fios

MITO: Produtos de cozinha e alimentos são para ingestão, cabelo é outra coisa. Existem produtos próprios para o cabelo, dos quais você consegue tirar a oleosidade, começando pelo shampoo correto e a temperatura da água, além de outros cuidados.

Cabelos oleosos têm caspa

VERDADE: A alta testosterona afeta diretamente a glândula protetora do sebo, o que causa aumento da oleosidade, afetando a saúde dos cabelos, levando até dermatite seborréia, ou seja, a descamação do couro cabeludo. O frio pode agravar a situação.

Relação hormonal

VERDADE: Nesses casos é necessário consultar um especialista, de preferência um dermatologista que pode fazer um tratamento para oleosidade e indicar outros profissionais, caso seja necessário.

Química no cabelo deixa oleoso

VERDADE: A química pode prejudicar o couro cabeludo. É fundamental saber se há algum sinal associado, como descamação do couro cabeludo, resultado de progressiva, ou algum tratamento químico.

mitos e verdades sobre cabelos oleosos

Espero muito que você tenha gostado!

Super beijo,

Compartilhe este post