DICAS PARA VOCÊ SER DEFINITIVAMENTE FELIZ
Oie,
Ser feliz não é uma exclusividade de alguns, mas uma escolha pessoal. É habilidade a ser aprendida e exige treino diário que envolve esforço e garante recompensa.
Disponível para qualquer pessoa, independente de circunstâncias e condições de vida, o aprendizado da felicidade alcança números impressionantes pelo mundo.
Ser feliz é uma questão de hábito
O conhecimento é uma ferramenta, mas o que define o resultado de ser feliz é a mudança de comportamento. Somos feitos de nossos hábitos que, por sua vez, formam as nossas crenças e valores pessoais.
Sob essa ótica, a pandemia trouxe uma oportunidade, fomos obrigados a fazer mudanças para nos adequar as limitações impostas pela situação planetária. A crise sanitária nos obrigou a redescobrir prazeres esquecidos ou escondidos. Experiências geradoras de bem-estar como viagens, esportes ao ar livre, convivência em espaços públicos deixaram de ser uma opção. Nosso cérebro foi forçado a rever conceitos. Trata-se de uma excelente chance de emplacar um gol em direção a uma vida feliz.
A Sandra Teschner, especialista em felicidade compartilhou com o GC algumas dicas para conquistar a felicidade definitivamente. Confira
Lições para ser feliz
1 – Invista em autoconhecimento
Só quem se conhece sabe o que o faz genuinamente bem. Experimentamos prazer ao realizar algo que reflete o nosso talento. Ainda que os prazeres momentâneos, ou hedônicos não garantem felicidade duradoura, provocam emoções positivas e estas são um dos pilares da felicidade. Cultive-os.
2 – Crie um registro de gratidão
As demandas diárias costumam nos tirar do foco do que já temos (de bom) e fixar no preenchimento do que falta. Estudos mostram que as pessoas se sentem mais felizes dando do que recebendo. A regra do dividir para multiplicar, funciona.
3 – Tenha uma causa
A vida sempre precisa de um sentido e a química que suporta o bem-estar sabe disso. Um propósito não precisa ser uma ideia intangível e utópica. Qualquer maneira de assumir as responsabilidades por você e pelo mundo à sua volta fortalece a noção de integração mínima necessária para experimentar a felicidade.
4 – Ganhe tempo
Não gaste os dias apenas ganhando dinheiro para usufruir depois. Estudiosos relatam que a gestão do tempo é um dos fatores de maior impacto contra a ansiedade e o estresse. Invista seu tempo aproveitando o processo. A felicidade precede o sucesso.
5 – Cultive o otimismo
Pratique a observação do lado positivo de cada situação. É uma prática de foco; ter consciência do que não está bom é importante para a evolução humana. Emoções positivas e negativas fazem parte de uma vida feliz, quando não focamos nossa atenção apenas nas negativas.
6 – Faça atividades físicas diariamente
Não importa o que, contanto que sejam feitas. A regularidade também é inegociável.
7 – Nutra relações qualitativas
Busque a convivência com aquelas pessoas que promovem o melhor em você, invariavelmente serão aquelas com quem você pode ser, quem você de fato é.
8 – Viva o presente, cultive a atenção plena
Existem inúmeras ferramentas: meditação, oração, contemplação. Quando estamos conscientemente vivendo “o aqui e agora”, não estamos ansiosos com a expectativa com o futuro, nem depressivos pelos nossos erros do passado.
9 – Desenvolva estratégias para lidar com problemas
Elabore e pratique maneiras de suportar ou superar um estresse, uma dor ou trauma recente. Aceitar o que você não pode mudar é uma sabedoria milenar e adotada pela ciência da felicidade. Aceitar não é sucumbir, mas estar consciente da mudança, prontos para decidir o que faremos a partir dela.
Espero muito que você tenha gostado!
Super beijo,
Rê