DICAS PARA TORNAR O SEU GUARDA-ROUPAS MAIS MINIMALISTA E SUSTENTÁVEL
Oie,
Não é segredo que o consumo de peças de roupas no mundo cresce a cada dia mais. O resultado dessa prática envolve o descarte excessivo e o alto acúmulo de lixo no planeta. Na contramão de tal cenário há a tendência minimalista. Aplicada na moda, o minimalismo é uma proposta de vestir-se com estilo e sem exageros, com uma quantidade menor de peças avulsas.
Para ajudar aqueles que querem se vestir de maneira consciente e criativa, Clara Alessandri, personal stylist em São Paulo e cadastrada na GetNinjas, compartilhou com o GC algumas dicas preciosas a serem consideradas na hora de montar looks.
Confira:
Dê uma primeira analisada no seu guarda-roupas
A principal dica para não achar que o armário está “vazio” é saber exatamente o look que valoriza seus pontos fortes. O autoconhecimento é fundamental para saber exatamente como misturar cores, peças e acessórios. E isso só é possível investindo em si. Realizar uma consultoria de estilo e imagem é esclarecedor e define quais são suas cores ideais, melhores formatos de peças para seu tipo de corpo, melhores formatos de óculos de sol e de grau para o seu rosto, atendendo a cada necessidade, seja ela pessoal ou profissional.
Coloque limites em você
O armário cápsula é um conceito relativamente novo que se usa na moda, o que significa manter um armário compacto, versátil e minimalista usufruindo das peças e calçados de forma mais consciente. Simplificar e ser objetivo no que se quer, é o ideal para montar todos os looks.
Ao contrário do que acreditam, o armário cápsula engloba peças de cima, como tops, blusas, camisas, camisetas, jaquetas e blazers, peças de baixo que são calças, bermudas, shorts e saias, peças inteiras, como vestidos e macacões e os calçados. Roupas de festas, pijamas, roupas de ginástica e de praia, não entram no conceito. Bolsas e acessórios também não, mas suas quantidades devem ser repensadas, pois dependem da personalidade e da definição do próprio estilo de maneira simplificada e objetiva.
Opções democráticas e o custo-benefício
Ao aderir um estilo mais sustentável, a primeira coisa a se pensar é “ter poucas, mas boas peças.” Comprar roupas de boa qualidade não é um gasto excedente, mas sim, um investimento a longo prazo. Busque sempre por peças melhores e que vão durar mais tempo no armário.
As peças para não colocar defeitos
É possível agradar todos os estilos com roupas “coringas” no armário. Entre as peças mais versáteis estão:
Camisa branca: é a peça de todos. Uma boa camisa/camiseta branca de qualidade, é sempre uma peça coringa, que atende pessoas de um estilo casual ou até um mais sofisticado.
Calça jeans: rainha, zero defeitos! É uma das peças mais democráticas que combina com qualquer pessoa. Existem inúmeros estilos, lavagens, cores e modelagens, além de estar entre as “queridinhas” e é sempre bem-vinda em diversas ocasiões.
Espero muito que você tenha gostado!
Super beijo,
Rê