Oie,
Saiba o que é verdade ou mentira no movimento de moda consciente.
A indústria da moda é a terceira mais poluente do planeta, muitas marcas estão pensando em como diminuir esse impacto na produção. A MUMO é uma das empresas comprometidas em pensar em moda sustentável de forma acessível, mas ainda existem muitos mitos sobre esse movimento.
Confira:
1 – A moda sustentável é cara
Antes de mais nada, é preciso entender o custo de toda cadeia produtiva, a matéria-prima orgânica chega a ser 50% mais cara que uma não orgânica e a mão de obra é remunerada de forma justa, recebendo até 2 vezes mais. Por esse motivo, a moda sustentável se torna um pouco mais cara que outras marcas tradicionais, mas nem tanto quando consideramos todo processo por trás de uma peça.
2 – Moda sustentável não tem referência de passarela
Não necessariamente. Certamente existem marcas adeptas do movimento slow-fashion, onde as peças são mais atemporais ou básicas, mas há também outras marcas que incluem referências dos principais desfiles internacionais em suas coleções.
3 – Consciência no consumo
A moda sustentável minimiza os impactos causados ao meio ambiente, mas ainda gera. O uso de agrotóxico é menor ou até nulo, a emissão de CO2 também é reduzida, mas é impossível não ter impactos. Cada escolha gera um impacto na natureza, é importante ser consciente. É melhor consumir moda sustentável do que tradicional.
4 – A qualidade dos tecidos é inferior
Também é um mito pensar que a qualidade do produto é inferior por conta da matéria-prima. Na verdade, é justamente ao contrário. As peças são pensadas para serem duráveis e não gerar consumo desnecessário, como nas Fast-Fashions. Os produtos são feitos com material selecionado e de alta qualidade para as peças terem caimento perfeito no corpo do consumidor e durarem por mais tempo e gerar menos lixo.
5 – Se a matéria-prima é sustentável está tudo certo
Ter matéria-prima sustentável é um bom caminho, mas existem muito mais coisas a serem consideradas. A sustentabilidade vai além do tecido. É importante se preocupar com toda a cadeia de produção. Matéria-prima, processo produtivo, mão de obra, retalhos à retribuição ao planeta, em ações socioambientais. Moda sustentável é a somatória de ações ao longo de toda a cadeia. Um único detalhe é marketing e não sustentabilidade.
Espero muito que você tenha gostado!
Super beijo,
Rê